Jogos




ADAPTAÇÃO DO JOGO LINGUÍSTICO: BRINCANDO COM AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS[1]

1.º Passo: O professor(a) deve saber o nível conceitual dos alunos através do diagnóstico de escrita da turma.
2.º Passo: Dividir os alunos em 3 equipes:  1.ª equipe- Nível 1: alunos pré-silábicos e silábico sem valor sonoro, 2.ª equipe- Nível 2: alunos silábicos e 3.ª equipe- Nível 3: alunos alfabéticos e silábicos alfabéticos).
3.º Passo: Elaborar as questões adequadas para o nível de cada equipe e de acordo com o tema do mês ou das aulas.
4.º Passo: Planejar um tempo na rotina semanal para a realização do jogo (na acolhida ou na hora da atividade).
5.º Passo: Explicar as regras do jogo às crianças, Cada grupo responde as suas perguntas até que a professora autorize aos demais que possam responder também. Cada acerto contará um ponto à equipe.
6.º Passo: Começar o jogo.

O roteiro das perguntas:

Equipe/ Nível
Perguntas
Nível 1: Pré-silábicos

Tem o som BO ou DO na palavra BONECA?
Tem o som TA ou  VA na palavra BICICLETA?
Tem o som TU ou FU na palavra  FUTEBOL?

Nível 2: Silábicos
Tem o som MA ou NA na palavra AMARELINHA
Tem o som TI ou FI na palavra CANTIGA?
Tem o som RO ou DO na palavra RODA?

Nível 3: Alfabéticos e Silábicos-Alfabéticos
Tem ou não R  na palavra CARTA?
Tem ou não as letras “LH” na palavra PALHAÇO
Tem M ou N na palavra CAMISA?
Tem G ou GU na palavra CABO DE GUERRA?
Tem R ou RR na palavra CARRO?


8.º Passo: Fazer a pergunta ao grupo e registrar no quadro (ver quadro abaixo) as opções de resposta. Deixar que os membros do grupo troquem opiniões. Depois que a equipe expõe sua resposta, a professora sublinha a opção escolhida e solicita que todas as equipes ajudem a escrever a palavra e juntos verificam se houve acerto. As crianças soletram enquanto a professora registra a palavra no quadro, no espaço apropriado. O acerto ou erro determinará a pontuação do grupo.  Assim que a 1.ª pergunta estiver respondida e corrigida, segue-se para a pergunta ao grupo B e por último ao grupo C. Assim que os três grupos tiverem participado, a primeira rodada é finalizada.

JOGADAS
Equipe A – NÍVEL1
Equipe B – NÍVEL 2
Equipe C- NÍVEL 3
1.ª
BO     DO
BOLA
MA   NA
AMARELINHA
R
CARTA
2.ª



3.ª




IMPORTANTE: No momento do registro da palavra no quadro, as crianças com maior conhecimento participam contribuindo com a escrita da palavra.  Nesse momento criam-se oportunidades de aprendizagem para as crianças que ainda não atingiram o nível alfabético. É interessante que a professora aproveite a oportunidade e promova reflexões entre os alunos:
- Quais letras formam a sílaba BO de BOLA?
- Quais outras palavras vocês conhecem que começam com BO?
- Chame uma criança para fazer a leitura apontada da palavra BOLA, depois peça que mostre e circule na palavra o pedacinho (sílaba) com o sonzinho LA.

9º Passo: Avaliação e replanejamento: Após o jogo, o professor(a) deve refletir  sobre os aspectos:
- As perguntas dirigidas a cada uma das equipes ofereceu desafio a todos os alunos? Em caso negativo o aluno pode passar a integrar uma equipe mais desafiadora, com hipótese mais avançada.
- As perguntas foram muito difíceis para cada equipe? Em caso afirmativo ficar atento(a) ao elaborar as perguntas para o próximo jogo.
- Todas as equipes estão tendo oportunidade de vencer o Jogo? Em caso negativo, o professor(a) deve reorientar as perguntas que vêm fazendo para as equipes, no sentido de possibilitar que todas vençam (não fazer sempre perguntas muito difíceis para a mesma equipe).
- Periodicamente, o professor(a) deve reavaliar o nível conceitual dos alunos, monitorando a evolução e reorganizando as equipes e as perguntas a serem feitas. Por exemplo, o professor(a) deve ficar atento(a) ao momento em que o jogo deve mudar da sílaba para a letra.


[1] CORRÊA, Arlete Alves. Prof.ª da Rede Municipal de Belo Horizonte e integrante do Núcleo de Alfabetização e Letramento da SMEBH.


JOGOS PARA REFLEXÃO SOBRE A ESCRITA

JOGO1- QUADROS DE PORTINARI/NOMES DOS QUADROS COMPLETOS

  1. RECOMENDADO PARA OS ALUNOS PRÉ SILÁBICOS E SILÁBICOS SEM VALOR SONORO.
  2. RECORTAR AS FIGURAS E OS NOMES E ENTREGAR PARA AS CRIANÇAS RELACIONAREM AS FIGURA COM SEUS RESPECTIVOS NOMES.



JOGO 2- COMPLETAR O NOME DOS QUADROS DE PORTINARI COM LETRAS MÓVEIS
 
JOGO 3- QUADROS DE PORTINARI E LETRAS MÓVEIS RECORTADAS PARA OS ALUNOS FORMAREM SEUS NOMES.
  1. Recortar as figuras e colocar cada uma delas em um saquinho com as letras também recortadas correspondentes ao seus nomes. 
  2. Entregar um saquinho ou mais com a figura e as letras móveis para cada criança formar os nome do quadro, verificar se a criança sabe o nome do quadro, se não souber informe-a.
  3. Faça as intervenções necessárias enquanto a criança está trabalhando na montagem dos nomes.


JOGO 4: FIGURAS E NOMES RECORTADOS EM SÍLABAS

  1. Recortar as figuras e colocar cada uma delas em um saquinho com as sílabas também recortadas correspondentes ao seus nomes. 
  2. Entregar um saquinho ou mais com a figura e as sílabas móveis para cada criança formar os nome do quadro, verificar se a criança sabe o nome do quadro, se não souber informe-a.
  3. Faça as intervenções necessárias enquanto a criança está trabalhando na montagem dos nomes.